INÍCIO / BLOG / Franquias / Nova Lei das Franquias garante mais segurança para o negócio
31 de Dezembro

Nova Lei das Franquias garante mais segurança para o negócio

Você sabia que o Brasil conta com uma legislação específica para regulamentar o sistema de franchising? Conhecida como Nova Lei de Franquias (Lei n° 13.966/2019), ela...

Você sabia que o Brasil conta com uma legislação específica para regulamentar o sistema de franchising? Conhecida como Nova Lei de Franquias (Lei n° 13.966/2019), ela entrou em vigor em março de 2020, substituindo um texto antigo.

Trata-se de um marco legal que confere mais segurança jurídica a quem quer investir nesse tipo de negócio. Fique conosco para conferir os detalhes.

Importância da Lei das Franquias

A Nova Lei das Franquias trouxe mais credibilidade para a negociação. Isso porque, antigamente, o modelo de franchising se guiava por leis empresariais mais abrangentes, sem o mesmo rigor da regulamentação atual.

Essa situação era insuficiente para assegurar os direitos das partes. Sem um entendimento explícito de quais eram as obrigações de franqueador e franqueado, por exemplo, podia haver toda sorte de desentendimentos. Sem contar possíveis abusos!

Hoje, o negócio está às claras. A legislação determina um maior nível de transparência, podendo ocorrer inclusive punições, caso a franqueadora omita informações ou ofereça expectativas de retorno incompatíveis com a realidade.

Principais pontos da lei das franquias

A Lei 13.966 estabelece que, para implementar uma nova unidade de franchising, o franqueador deve fornecer a Circular de Oferta de Franquia (COF) ao interessado. Esse documento traz diversas informações, tais como:

- Histórico resumido do negócio;

- Balanços e demonstrações financeiras relativos aos dois últimos exercícios;

- Total estimado de investimento inicial para implementação da operação;

- Taxas a serem pagas;

- Demais obrigações das partes envolvidas quanto a treinamento, uso da marca, supervisão das atividades etc.

Esse material é imprescindível para uma pessoa saber se o negócio vale a pena. Afinal, os recursos alocados na empreitada podem ser altos demais, então é preciso ter um prognóstico favorável de retorno.

Em outras palavras, ninguém vai injetar dinheiro numa empresa com altas chances de dar prejuízo, né? É melhor apostar em marcas sólidas, com público-alvo bem definido e grande potencial de crescimento. A COF ajuda, justamente, a entender o espaço que a franquia em questão ocupa no mercado.

Invista em franquias sem montar um negócio

Como você viu, a legislação brasileira garante segurança para quem quer atuar com franchising. Ao conhecer o histórico da companhia e as obrigações do franqueado, o empreendedor pode criar expectativas mais realistas em relação ao negócio.

Isso fortalece o modelo de franquias como um todo. Os acordos firmados acabam sendo mais robustos.

Não podemos dizer que seja um investimento isento de riscos, pois toda empreitada tem seu nível de incerteza, mas esse é um caminho bem mais garantido que montar, digamos, uma startup. (Lembre-se: para cada ideia disruptiva que dá certo, há centenas de outras que dão errado e só causam prejuízo aos investidores.)

Se você se interessou por franchising, mas não pretende necessariamente montar uma loja, que tal investir dinheiro em franqueadoras? Esse aporte pode colaborar com o projeto de expansão de uma marca! As chances de retorno são boas, até porque estamos falando de um segmento que vem crescendo no Brasil.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Osten Invest clicando aqui.

Compartilhe

Destaques

31 de Dezembro

Por que o mercado de franquias cresce tanto no Brasil?

Existe uma fatia do mercado que continua crescendo, apesar das oscilações da economia. São as franquias, um modelo de negócio que segue em expansão no Brasil h&aa...

31 de Dezembro

Como saber se o investimento em franquia tem potencial

As franquias podem ser uma ótima opção de investimento financeiro. Ao injetar dinheiro nesse segmento, você ajuda a custear novos negócios, que geram empregos e aq...

09 de Março

3 motivos para investir em franquia

Você já cogitou a ideia de investir em franquia? Não estamos falando de abrir lojas de uma rede conhecida, mas, sim, de injetar dinheiro em empresas que sigam esses moldes. E...

11 de Abril

Como Investir Em Franquia Com Apenas R$1 Mil: Descubra Como Ter Franquia De Estética Com Pouco Dinheiro

O mercado de franquias é muito diverso e tem opções para todos os bolsos e segmentos. Descubra uma nova possibilidade para investir em franquia de estética em 2022. E...

11 de Abril

Saiba Como Ganhar Dinheiro Investindo R$1 Mil: Passo a Passo Para Investir Em Cota De Franquias

O MERCADO DE FRANQUIAS: COMO INVESTIR EM COTAS DE FRANQUIAS?  Uma franquia é um modelo de negócio consolidado e validado no mercado, em que a franqueadora permite o uso da mar...

06 de Fevereiro

Como o investimento em franquias pode garantir uma renda passiva aos investidores?

O investimento em franquias pode ser uma oportunidade para quem deseja participar dos resultados de empresas com potencial de crescimento e que precisam de recursos. Porém, o que nem todos sabem é que essa também pode ser uma forma de obter renda passiva. Desse modo, investir em franquias rentáveis pode ajudar a atingir diferentes objetivos financeiros de médio e longo prazo. Logo, vale a pena entender como essa opção funciona e o que ela tem a oferecer. Na sequência, descubra como o inves

09 de Janeiro

Franchising: aprenda sobre o modelo de negócio e saiba como investir em franquias

Quem tem o interesse em empreender no Brasil não precisa necessariamente criar um novo modelo de negócio. Na verdade, é possível investir em uma companhia ou marca já consolidada por meio do franchising. Ao investir em uma franquia, você pula toda a etapa de abertura e os riscos que costumam envolver um negócio novo no mercado. Logo, as suas chances de ter sucesso e colher os resultados desse investimento são maiores, apesar de não serem garantidos.

31 de Dezembro

Franquia odontológica: conheça o cenário e as vantagens de investir nesse mercado

É comum haver dúvidas se é possível investir no setor da odontologia, mesmo sem ser um profissional da área. Na verdade, para aqueles que desejam alocar os seus recursos no segmento, pode ser interessante considerar o investimento em uma franquia odontológica. O mercado vem crescendo nos últimos anos e o franchising se tornou uma opção para dentistas e outros profissionais empreenderem no ramo.

12 de Agosto

5 Motivos para investir em franquias e diversificar sua carteira

Investir em franquias — sem precisar abrir um negócio — nem sempre é uma modalidade tão conhecida quanto ações e títulos públicos, por exemplo. No entanto, ela pode ser uma oportunidade atrativa para pessoas que desejam buscar retornos maiores e a diversificação do seu portfólio. Dessa maneira, investimentos em marcas já estabelecidas no mercado são uma alternativa para quem espera colher os frutos do sucesso das empresas.

Assine nossa newsletter