Da ideação ao scale-up: quais são as fases de uma startup e em qual delas investir?
As startups passam por diversas fases até alcançarem o sucesso no mercado, que vão da ideação até o scale-up. Cada uma das etapas podem representar diferentes oportunidades aos investidores, mas é relevante entender como elas funcionam para saber em que momento realizar os aportes. Ao conhecer esse processo, você pode ter uma visão mais completa do empreendimento e entender quando se torna vantajoso realizar investimentos nesse modelo de negócios.
Como as startups funcionam?
As startups são modelos de negócios focados na inovação que estão iniciando as atividades. Nesse
sentido, elas são empreendimentos que identificaram necessidades dos consumidores ou do
mercado e que oferecem soluções eficientes e simplificadas.
Para uma empresa ser considerada startup, ela precisa contar com um produto ou serviço
disruptivo, ou seja, que mude o curso do mercado e ofereça mais eficiência. Alguns exemplos de
empresas que iniciaram suas atividades como startups são Google, Netflix e Uber.
Esse tipo de negócio deve ser capaz de crescer aceleradamente sem elevar os custos operacionais.
Além disso, é preciso ter o potencial de se adaptar facilmente a diferentes cenários.
Para as operações terem início, é frequente que as ideias para os empreendimentos em estágios
iniciais sejam incentivadas por investidores-anjo.
Eles normalmente são pessoas físicas e, em geral, grandes empreendedores, que identificam
potencial no projeto e financiam as atividades. É comum que esses investidores participem da
administração, auxiliando com conhecimentos sobre o mercado e os negócios.
Quais as fases de uma startup?
O crescimento de uma startup passa por processos essenciais, que definem a sua continuidade no
mercado. Veja como ocorre o amadurecimento desse modelo de negócios!
Ideação
A ideação é o surgimento da ideia de criar uma startup. Ele costuma abranger o brainstorm, (ou
tempestade de ideias), em que os participantes deixam as sugestões fluírem livremente. Em seguida,
esses pensamentos são organizados para que seja possível definir um projeto.
Na ideação, convém avaliar quais são as carências do mercado e do público-alvo, além de considerar
de que forma elas podem ser supridas de maneira mais efetiva.
Validação
A validação é o momento em que a proposta é colocada à prova. Nessa etapa, os fundadores fazem
testes, experimentando o projeto no mercado. Uma estratégia comum durante a validação é o MVP
(Mínimo Produto Viável).
O MVP é um esboço do que a startup pretende oferecer, como se fosse um protótipo. Ele é
apresentado a um grupo restrito de pessoas para experimentação.
Essa pequena amostra ajuda a entender as melhorias que podem ser feitas e verificar a aceitação do
público, aferindo a possível reação de um mercado mais amplo. Na validação, ainda não há como
obter ganhos, pois o objetivo é identificar o potencial e as fragilidades do serviço ou produto.
Operação
A operação é a fase em que a solução proposta pela startup começa a ser inserida no mercado.
Nesse estágio, as estratégias são ajustadas e a empresa começa a criar um banco de clientes.
Também é a partir dessa etapa em que se torna possível obter lucros nas atividades.
Ao chegar nesse estágio de amadurecimento, o empreendimento já deve estar mais estruturado,
contando com uma equipe de profissionais treinados. Esse é um período propício para conseguir
investidores-anjo e impulsionar os resultados.
Tração
A tração é quando a startup consegue atingir a maturidade em suas operações. Após avançar nos
estágios anteriores e chegar nesse momento, ela já deve ter processos bem definidos, uma base de
clientes e o modelo de negócios validado.
Assim, podem surgir investimentos mais significativos, que preparam a empresa para elevar o seu
crescimento a uma grande escala.
Scale-up
Por fim, após obter êxito em todas as etapas anteriores, a companhia chega ao scale-up — que é a
expansão do negócio. Nesse estágio, a empresa conquista o crescimento exponencial, mantendo a
sua estrutura administrativa reduzida e sem elevar significativamente os custos.
Ao alcançar o scale-up, a startup pode manter-se nesse modelo ou optar por se ajustar à estrutura
de “enterprise”, indo por caminhos mais tradicionais.
Por que é importante conhecer as fases desse tipo de empresa?
Se o seu objetivo é obter rendimentos a partir do investimento em startups, é necessário entender
como o progresso desse modelo de negócios ocorre. Esse é um conhecimento relevante para
analisar as alternativas do mercado e realizar boas escolhas.
Tenha em mente que muitos desses negócios não obtêm o desempenho esperado, ficando
estagnados em etapas antes do scale-up ou mesmo encerrando as atividades. Ao entender o
percurso comum das startups, você é capaz de avaliar se a empresa de seu interesse está
demonstrando bom potencial.
Essa também é uma forma de avaliar os riscos de modo mais efetivo. Uma startup antes da fase de
tração, por exemplo, apresenta mais riscos do que uma que já escalou. Porém, a tendência é obter
um potencial de ganhos mais elevado ao investir em estágios iniciais.
Qual a fase ideal para investir em uma startup?
Existem diferentes formas de investir em startups em todas as suas etapas. Afinal, essas empresas
buscam a captação de recursos em diferentes momentos. Inclusive, a arrecadação é fundamental
para o desenvolvimento da ideia, impulsionando o projeto até o seu sucesso.
Para determinar qual fase do empreendimento é mais vantajosa para investir, você deve realizar
algumas análises. Primeiramente, é fundamental ter conhecimentos sobre o mercado e a área de
atuação, identificando uma ideia com boas chances de sucesso.
Além disso, é necessário entender quais são as expectativas com o aporte. Como você viu, os
estágios iniciais tendem a ter um potencial de valorização maior no futuro. No entanto, eles são mais
arriscados, pois existe a possibilidade de a proposta não ser bem aceita pelo mercado.
Já quando o empreendimento se encontra em um processo mais avançado e consolidado, os aportes
exigidos costumam ser mais elevados. Porém, a segurança oferecida pela solidez do projeto é maior.
Por fim, também é preciso verificar a forma como o investimento será feito. Ele pode acontecer por
meio de uma plataforma de investimentos alternativos, por exemplo. Contudo, é essencial respeitar
as suas características como perfil de investidor e objetivos na tomada de decisão.
Agora que você já conhece as principais fases do desenvolvimento de uma startup, desde a ideação
até o scale-up, pode analisar as alternativas de investimentos desse modelo de negócios. Como nem
sempre os negócios progridem como o esperado, é preciso avaliar cada oportunidade antes de
considerar o investimento.
Quer entender mais sobre esse tipo de negócios? Então conheça o cenário das startups no Brasil e
veja quais são as oportunidades disponíveis!
Destaques
Qual é o futuro das fintechs no Brasil?
As startups financeiras chegaram há poucos anos ao Brasil e já dominam o mercado. Será que elas são um fenômeno fugaz, ou realmente estamos diante de um novo cen&a...
Como se faz Valuation de uma empresa que receberá investimentos?
Quanto vale a empresa? Essa é a pergunta que todo investidor deve fazer na hora de alocar recursos em ações ou equity crowdfunding. O cuidado ajuda a identificar as melhores op...
31 de DezembroO que é investidor-anjo e como se tornar um
Empresas iniciantes e com grande potencial de crescimento podem contar com a figura do investidor-anjo. Essa pessoa contribui para o sucesso do negócio de duas formas: com dinheiro e com con...
31 de DezembroConheça o mercado de inteligência artificial e as opções de investimento no setor
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia voltada ao desenvolvimento de sistemas que imitam as redes neurais e são capazes de executar ações que não são pré-programadas. A ideia é emular ou até superar a capacidade humana de pensamento. Na prática, é possível utilizar a inteligência artificial em diferentes setores, incluindo o de investimentos. Com essa inovação, os investidores podem aproveitar os resultados de negócios que desenvolvem e utilizam soluções baseadas nessa tecnologia.
31 de DezembroStartups no Brasil: conheça o cenário e as oportunidades
O Brasil vem se destacando como um ambiente fértil para o surgimento e crescimento de startups. Essas empresas inovadoras e escaláveis têm conquistado espaço no país e chamado a atenção de diversos investidores em busca de oportunidades promissoras. No entanto, ainda existem dúvidas e questionamentos em relação a esse mercado. Isso se deve, em especial, ao fato de esse tipo de negócio ser mais volátil e arriscado quando comparado com outros tipos de empresas.
31 de DezembroConheça os principais desafios enfrentados pelas startups e saiba como superá-los
O segmento de startups está em constante desenvolvimento, sendo um bom ambiente para o empreendedorismo e a inovação. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem mais de 12,7 mil startups no Brasil, com um crescimento médio de dois dígitos ao ano. Contudo, apesar de esse ser um mercado bastante lucrativo, as startups enfrentam diversos desafios que podem prejudicar o seu funcionamento.
10 de OutubroMercado de fintechs: entenda os impactos positivos desse setor no Brasil
O mercado de fintechs no Brasil apresenta diversas oportunidades, tanto para os investidores quanto para quem deseja captar recursos para expandir suas operações. Afinal, o setor está em franco crescimento e as empresas se mostram cada vez mais completas em termos de ofertas e opções para os clientes. O amadurecimento do ecossistema de fintechs tem feito com que os investidores se sintam mais confortáveis para realizar aportes maiores no setor.