INÍCIO / BLOG / Startups / Qual é o futuro das fintechs no Brasil?
02 de Outubro

Qual é o futuro das fintechs no Brasil?

As startups financeiras chegaram há poucos anos ao Brasil e já dominam o mercado. Será que elas são um fenômeno fugaz, ou realmente estamos diante de um novo cen&a...

As startups financeiras chegaram há poucos anos ao Brasil e já dominam o mercado. Será que elas são um fenômeno fugaz, ou realmente estamos diante de um novo cenário? Como imaginar o futuro das fintechs no país? É disso que trataremos no artigo de hoje.

A popularização das fintechs no Brasil

Para André Maciel, sócio do SoftBank, o ecossistema do Brasil alimenta o setor de startups. Em depoimento durante o painel Future of Money, ele explicou que empresas como Nubank, Banco Inter e PagSeguro formam um market cap de mais de US$ 100 bilhões. Trata-se de uma relevância considerável, e que só despontou de 2015 para cá.

Outro participante do evento foi Anderson Chamon, cofundador do PicPay. Segundo ele, a pandemia de Covid-19 acabou impulsionando as fintechs no país. Como os consumidores tinham receio de manusear dinheiro em papel, os pagamentos migraram para o ambiente on-line numa velocidade bem mais rápida que o comum.

Aliás, a carteira digital apresentou forte crescimento, apesar do momento delicado vivido no mundo inteiro. Chamon alega que o PicPay registra 33 milhões de contas ativas, e pretende chegar a 100 milhões apenas no território nacional.

Outro que credita o boom das fintechs ao coronavírus é David Velez, fundador do Nubank. No encontro on-line BayBrazil, ele foi enfático: “Acho que as companhias de tecnologia vão eventualmente dominar os serviços financeiros”.

O executivo ainda enfatizou o caráter plural da população do Brasil. Afinal, a clientela em potencial vai muito além dos investidores da Av. Faria Lima, em São Paulo. “O brasileiro tem acesso a produtos financeiros horríveis”, disse ele, explicando que ainda há bastante espaço para amadurecer esse segmento.

Novos serviços marcarão o futuro das fintechs no Brasil

Entendemos que os representantes desse setor estejam otimistas, mas será que não há risco de criarmos expectativas altas demais? Com a palavra, Frederico Pompeu, sócio do BTG Pactual: “A bolha poderia se dar devido a valuations excessivos, e por isso é importante que a forma de avaliar essas companhias não seja o modelo tradicional, porque é algo novo”, ponderou ele no painel Future of Money.

Vale lembrar que o mercado de fintechs no Brasil conta com diversos “unicórnios”, startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão. Reportagem da Você S/A aponta, ainda, que há 504 empresas do gênero em operação no Brasil, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior.

“A chegada das fintechs trouxe mais opções para as pessoas. Hoje já existe uma gama de possibilidades de contas de acordo com a necessidade e o estilo do cliente”, relata à publicação Ingrid Barth, diretora da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).

A maioria dessas organizações oferece pagamento e crédito. Porém, o leque de atividades tende a se diversificar para seguros, câmbio e mais, graças à chegada do open banking, o compartilhamento de informações financeiras entre instituições do setor. O lançamento do sistema de pagamento instantâneo Pix também incentiva mais usuários a aderirem às soluções digitais, pois é prático e gratuito.

Para completar, a matéria da Você S/A destaca como a nova geração de financeiras colaborou para o país superar a crise. Por exemplo, PagSeguro, Mercado Pago e SumUp colocaram suas tecnologias à disposição do governo para facilitar a distribuição do auxílio emergencial. Já a EBANX lançou uma plataforma para pequenos comerciantes e profissionais autônomos venderem vouchers de seus serviços.

Resumindo, o futuro das fintechs no Brasil continua promissor. Resta observar as próximas transformações para saber o que vem por aí.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o Blog da Osten Invest clicando aqui.

Compartilhe

Destaques

31 de Dezembro

Como se faz Valuation de uma empresa que receberá investimentos?

Quanto vale a empresa? Essa é a pergunta que todo investidor deve fazer na hora de alocar recursos em ações ou equity crowdfunding. O cuidado ajuda a identificar as melhores op...

31 de Dezembro

O que é investidor-anjo e como se tornar um

Empresas iniciantes e com grande potencial de crescimento podem contar com a figura do investidor-anjo. Essa pessoa contribui para o sucesso do negócio de duas formas: com dinheiro e com con...

31 de Dezembro

Conheça o mercado de inteligência artificial e as opções de investimento no setor

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia voltada ao desenvolvimento de sistemas que imitam as redes neurais e são capazes de executar ações que não são pré-programadas. A ideia é emular ou até superar a capacidade humana de pensamento. Na prática, é possível utilizar a inteligência artificial em diferentes setores, incluindo o de investimentos. Com essa inovação, os investidores podem aproveitar os resultados de negócios que desenvolvem e utilizam soluções baseadas nessa tecnologia.

31 de Dezembro

Startups no Brasil: conheça o cenário e as oportunidades

O Brasil vem se destacando como um ambiente fértil para o surgimento e crescimento de startups. Essas empresas inovadoras e escaláveis têm conquistado espaço no país e chamado a atenção de diversos investidores em busca de oportunidades promissoras. No entanto, ainda existem dúvidas e questionamentos em relação a esse mercado. Isso se deve, em especial, ao fato de esse tipo de negócio ser mais volátil e arriscado quando comparado com outros tipos de empresas.

31 de Dezembro

Conheça os principais desafios enfrentados pelas startups e saiba como superá-los

O segmento de startups está em constante desenvolvimento, sendo um bom ambiente para o empreendedorismo e a inovação. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem mais de 12,7 mil startups no Brasil, com um crescimento médio de dois dígitos ao ano. Contudo, apesar de esse ser um mercado bastante lucrativo, as startups enfrentam diversos desafios que podem prejudicar o seu funcionamento.

10 de Outubro

Mercado de fintechs: entenda os impactos positivos desse setor no Brasil

O mercado de fintechs no Brasil apresenta diversas oportunidades, tanto para os investidores quanto para quem deseja captar recursos para expandir suas operações. Afinal, o setor está em franco crescimento e as empresas se mostram cada vez mais completas em termos de ofertas e opções para os clientes. O amadurecimento do ecossistema de fintechs tem feito com que os investidores se sintam mais confortáveis para realizar aportes maiores no setor.

31 de Dezembro

Da ideação ao scale-up: quais são as fases de uma startup e em qual delas investir?

As startups passam por diversas fases até alcançarem o sucesso no mercado, que vão da ideação até o scale-up. Cada uma das etapas podem representar diferentes oportunidades aos investidores, mas é relevante entender como elas funcionam para saber em que momento realizar os aportes. Ao conhecer esse processo, você pode ter uma visão mais completa do empreendimento e entender quando se torna vantajoso realizar investimentos nesse modelo de negócios.

Assine nossa newsletter