Mercado da moda: setor de acessórios tem alta perspectiva de crescimento
O mercado da moda é um dos setores mais dinâmicos e lucrativos da economia. Entre suas diversas vertentes, o segmento de acessórios se destaca como uma área de grande potencial de crescimento. Por isso, como investidor, é importante que você esteja atento a essas movimentações. Assim, você terá a chance de encontrar boas oportunidades de negócio e, como consequência, fazer o seu dinheiro render.
Qual o cenário do mercado de moda no Brasil?
O mercado brasileiro de moda tem apresentado um crescimento expressivo desde 2021, tanto no
setor de acessórios quanto de vestuário. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da
Indústria Têxtil e de Confecção (Abit):
● o Brasil tem a maior cadeia têxtil completa do Ocidente;
● o país é um dos quatro maiores produtores de malhas do mundo;
● existem mais de 22 mil unidades produtivas formais em todas as regiões;
● foram realizados quase R$ 5 bilhões em investimentos nesse mercado em 2021.
Os números mostram que esse é um segmento que tem projeções interessantes no Brasil, ainda
mais após a pandemia de covid-19. Nesse período, muitas pessoas deixaram de consumir certos
tipos de produtos — e as roupas e acessórios foram um deles.
Essa situação afetou grande parte dos varejistas de moda. Contudo, há indicações de retomada do
setor a partir de 2023, inclusive, porque existem alguns fatores específicos relacionados a esse
mercado.
Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pela Opinion Box, 66% das pessoas entrevistadas
afirmaram que comprar roupas faz com que elas se sintam melhor. Ou seja, além de ser um setor
que movimenta muito dinheiro, o mercado de moda atua diretamente no bem-estar e na
autoestima dos consumidores.
Esse dado sinaliza uma busca contínua por roupas, calçados e acessórios. Ademais, a moda é cíclica
— todos os anos surgem novas peças, estilos e tendências, mantendo o interesse do público em se
manter atualizado, consumindo mais.
Como é o consumo de acessórios no país?
Os acessórios têm participação relevante no mercado da moda brasileiro. Esse setor também tem
apresentado um crescimento constante — em especial, devido à busca por produtos que expressam
estilo e personalidade.
De acordo com um relatório divulgado pela Mordor Intelligence, a expectativa é que o mercado de
acessórios tenha um crescimento anual de 12,30% até 2026. O cenário se justifica, principalmente,
por conta das características e funções desses itens no dia a dia das pessoas.
Afinal, os acessórios:
● são versáteis e podem ser usados em diversas ocasiões;
● têm o poder de complementar e realçar um visual;
● permitem que as pessoas expressem sua individualidade e se destaquem da multidão;
● costumam ter uma boa durabilidade;
● geralmente são mais acessíveis em comparação a outros tipos de itens da moda;
● adicionam personalidade, estilo e originalidade às roupas, de modo a transformar uma
combinação simples em um visual mais completo e sofisticado.
Entre tantas opções de acessórios, os óculos de sol e de grau costumam se destacar na preferência
dos brasileiros. O primeiro por proteção, estilo e personalidade. Já o segundo, principalmente, por
questões de necessidade.
Como o público consome os óculos de sol e de grau?
No segmento de acessórios, os óculos têm uma representatividade considerável. Segundo a
Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica), o Brasil tem cerca de 100 milhões de pessoas
que precisam usar óculos para ao menos um tipo de correção visual.
Apesar disso, os dados da entidade apontam que somente 36,5 milhões de brasileiros usam óculos.
A diferença sinaliza que ainda há uma alta demanda para a compra do acessório no país.
Em relação ao uso de óculos de sol, pesquisa feita pela Abióptica levantou que 80,2% dos
entrevistados acreditam ser necessário usar o acessório. Em torno de 70% delas usam a proteção
solar para os olhos todos os dias ou algumas vezes na semana.
É válido saber que o público brasileiro tem adotado diferentes formas de consumir óculos. Isso
porque além das lojas físicas, as vendas online têm ganhado cada vez mais destaque,
proporcionando comodidade e uma ampla variedade de opções aos consumidores.
Nos e-commerces, o mercado da moda liderou as vendas no primeiro semestre de 2022, com
destaque para os óculos de sol entre os acessórios. Esse movimento se deve, em especial, à
facilidade de compra, aos preços competitivos e à diversidade de marcas e modelos disponíveis.
Nesse sentido, olhando com uma visão de investidor, você pode considerar esse mercado como uma
forma de ganhar dinheiro.
Quais são as oportunidades do setor para quem deseja investir?
Como você acompanhou até aqui, o mercado de moda, principalmente no segmento de acessórios,
apresenta perspectivas interessantes. Logo, esse é um cenário que pode ser atrativo para
investidores. Mas quais as oportunidades para quem deseja investir nesse setor?
Uma delas é abrir um negócio nessa área. Porém, é importante ressaltar que essa é uma opção mais
complexa, que exige estudos, pesquisas, tempo e investimentos mais elevados.
Por isso, uma possibilidade mais viável que você pode considerar é se tornar um sócio investidor de
uma franquia — como a Chilli Beans, criada por Caito Maia. A marca brasileira de óculos de sol e de
grau, relógios e outros acessórios foi fundada em 1997, e se destaca pelo design criativo e
irreverente de seus produtos.
Além disso, a Chilli Beans é conhecida por sua ampla variedade de estilos e modelos de óculos,
principalmente os de sol, que abrangem desde os clássicos até os mais ousados. O investimento em
unidades franqueadas da marca é possível a partir do equity crowdfunding.
Nessa modalidade, um grupo de investidores financia empresas em expansão, em troca de
participação societária do negócio e de seus resultados. Essa é uma alternativa que pode ser atrativa
para quem deseja ingressar no mercado da moda e investir em uma empresa popular e consolidada.
Neste post, você conheceu o panorama do mercado da moda no Brasil, principalmente de
acessórios, e viu como ele é promissor. Além disso, conheceu a oportunidade de investir nesse setor
a partir do equity crowdfunding.
Tem interesse nesse tipo de investimento? Acesse as informações sobre a operação Chilli Beans —
Osten Invest!
Destaques
O que observar na análise fundamentalista de ações
A análise fundamentalista ajuda a determinar o preço justo das ações de uma empresa. Para tanto, são considerados fatores micro e macroeconômicos. O objetiv...
Por que o varejo cresceu tanto durante a crise?
O ano de 2020 abalou a economia. Com o fechamento de lojas, o cancelamento de eventos e a imposição do distanciamento social, em decorrência da Covid-19, muitos setores foram af...
31 de DezembroÉ possível driblar a volatilidade do mercado financeiro? Entenda!
No mercado financeiro, existem diferentes fatores que contribuem para a escolha de um investimento. Um dos aspectos mais relevantes é a volatilidade do mercado, que gera impactos na renda fixa e variável. Ela é uma das responsáveis pela rentabilidade dos investimentos e pode auxiliar a determinar os riscos aos quais o investidor ficará exposto. Portanto, avaliar e entender o seu funcionamento é essencial para ajudá-lo a analisar os ativos e escolher quais deles farão parte da sua carteira.
31 de DezembroValuation: o que é e como aumentar o valor da sua empresa?
Empreender no Brasil é uma tarefa que demanda um esforço considerável. Afinal, além da alta carga tributária, nem todas as empresas conseguem expandir e ganhar espaço no mercado — especialmente considerando a elevada competitividade com grandes companhias. Nesse sentido, para melhorar o seu posicionamento no mercado, pode ser necessário aumentar o valor da sua empresa. Para isso, é fundamental compreender o conceito de valuation e aprender formas de expandi-lo no seu negócio.
31 de DezembroDescubra como funciona a economia compartilhada e suas principais vantagens!
A economia compartilhada tem se destacado como um modelo de consumo inovador e sustentável. Não é à toa que diferentes companhias que se baseiam nesse modelo de negócio figuram entre as mais prósperas do mundo. Trata-se de uma abordagem que vai além do simples ato de comprar e vender. Ela introduz novas maneiras de interação e troca entre pessoas e empresas, ampliando as oportunidades do mercado. Quer saber mais sobre o tema? Neste post, você conhecerá mais sobre esse fenômeno econômico.