INÍCIO / BLOG / Economia / Valuation: o que é e como aumentar o valor da sua empresa?
31 de Dezembro

Valuation: o que é e como aumentar o valor da sua empresa?

Empreender no Brasil é uma tarefa que demanda um esforço considerável. Afinal, além da alta carga tributária, nem todas as empresas conseguem expandir e ganhar espaço no mercado — especialmente considerando a elevada competitividade com grandes companhias. Nesse sentido, para melhorar o seu posicionamento no mercado, pode ser necessário aumentar o valor da sua empresa. Para isso, é fundamental compreender o conceito de valuation e aprender formas de expandi-lo no seu negócio.

O que é valuation e por que ele é importante?
O valuation é um processo de avaliação de empresas voltado a identificar o seu valor de mercado.
Esse indicador é bastante utilizado em momentos diferentes de uma organização, como:


● venda ou fusão do negócio;
● abertura de capital na bolsa;
● busca de investidores.


Logo, todo o empresário ou gestor precisa saber como calcular o valuation do seu
empreendimento. Com esse conhecimento, ele terá maior poder de negociação junto aos
interessados em comprar ou investir na companhia.


Essa também é uma forma de compreender o perfil da companhia e suas eventuais deficiências,
agindo para corrigir as falhas encontradas e aumentar o seu valor. Sem saber calcular o valuation,
há grandes chances de a gestão perder boas oportunidades de negócios e investimento.


Para que serve esse indicador?
A proposta do valuation é fornecer ao interessado uma estimativa de valor justo da organização
avaliada. Vale dizer que isso não é o mesmo que precificar a companhia, já que, em finanças, o
conceito de preço e valor são distintos.

 

Destaca-se que preço é a quantia financeira necessária para adquirir um ativo — como uma ação,
um produto ou até uma empresa. Por sua vez, o valor revela todos os benefícios envolvidos na
compra do ativo, sejam eles atuais ou futuros.


Nesse contexto, é pertinente mencionar que não há somente uma forma de calcular o valuation
de um empreendimento. Na realidade, diferentes dados e indicadores fundamentalistas podem
ser usados na análise, incluindo parâmetros subjetivos.


Logo, duas ou mais pessoas podem fazer o valuation de uma companhia e cada uma delas chegar
a resultados diferentes. Desse modo, é importante ficar claro que o valuation sempre será uma
estimativa, que pode variar conforme a metodologia aplicada no seu cálculo.


Como o valor da empresa é calculado?
Existem diferentes métodos para calcular o valuation, não havendo uma fórmula universal para o
indicador. Porém, é possível citar duas metodologias bastante conhecidas: o fluxo de caixa
descontado (FCD) e os múltiplos de mercado.


O fluxo de caixa descontado é um método utilizado para analisar o comportamento do caixa de
uma empresa. Ele envolve trazer o fluxo de caixa futuro projetado para o momento presente,
utilizando uma taxa de desconto.


Isso permite que o analista avalie a condição financeira atual e projete a situação futura da
companhia com mais clareza. A taxa de desconto é aplicada a essas previsões, considerando os
riscos do negócio, e o resultado é o valor encontrado para o empreendimento.


Outra abordagem para calcular o indicador é por meio da análise dos múltiplos de mercado —
aqui, o foco é encontrar a companhia com maior valuation. Nesse caso, compara-se a empresa em
questão com outras do mesmo setor, buscando identificar o desempenho de cada uma delas.


É indispensável que as empresas comparadas tenham alguma semelhança para que essa etapa
seja válida. Nessa análise, são considerados diversos múltiplos de mercado, como preço sobre
valor patrimonial por ação (P/VPA), preço sobre o lucro (P/L), dividend yield (DY), entre outros.


Como aumentar o valor de mercado da sua empresa?
Sabendo agora o que é o valuation e como calculá-lo, chegou o momento de aprender como
aumentar o valor de mercado da sua empresa. Assim como o cálculo do valuation, não existe
apenas uma maneira de elevar o valor do seu negócio.


Confira algumas possibilidades!


Aumente suas receitas
Como você viu, a análise do fluxo de caixa é uma das formas de calcular o valuation. Logo,
encontrar formas de aumentar suas receitas ajuda a elevar os resultados obtidos pelo indicador.
Isso pode ser alcançado com o desenvolvimento de novos produtos, estratégias de marketing,
expansão para novos mercados e outras abordagens.


Reduza seus custos

Considerar a redução de custos também ajuda a ampliar o valor de mercado da companhia. Nesse
sentido, verifique a possibilidade de otimizar processos, elevar a eficiência de suas operações,
reduzir custos operacionais, buscar fornecedores com preços mais baixos e ter um controle maior
sobre as suas finanças.


Invista em capital humano
Um meio de aumentar a qualidade dos seus serviços e a sua participação no mercado é investir
em capital humano. Isso significa investir no recrutamento, treinamento e desenvolvimento da sua
equipe. Um time talentoso e motivado pode melhorar a eficiência operacional da empresa e
fortalecer sua reputação, melhorando o valuation.


Diversifique seu portfólio
Outra técnica que pode contribuir para elevar o valuation da sua empresa é a diversificação do seu
portfólio. Muitas vezes focar em um mesmo produto ou serviço pode fazer o seu negócio ficar
estagnado e sem crescimento.


Dessa maneira, procure oferecer novas soluções para seus clientes, sejam elas alternativas mais
tecnológicas, com design atraente ou com qualidade superior.


Expanda suas fronteiras
Muitas empresas não conseguem aumentar seu valuation por limitar a sua atuação a uma região
geográfica. Portanto, vale considerar a adoção de uma postura mais expansiva, buscando criar
filiais em outras áreas, estabelecer parcerias estratégicas, fundir-se com outra companhia ou fazer
aquisições.


Também pode ser oportuno buscar investimentos externos. Por exemplo, com a Osten Invest,
você conta com a possibilidade de captar recursos no mercado — como no caso da abertura de
franquias ou startups.


De modo rápido, prático e transparente, a sua empresa poderá alcançar investidores em todo o
território nacional. A medida pode impulsionar o seu empreendimento e, consequentemente, o
seu valuation.


Como você aprendeu, saber o que é e como calcular o valuation é importante para quem deseja
empreender e expandir sua atuação. Se você tem um negócio e quer aumentar o valor da
empresa, considere aplicar essas dicas.


Gostou deste conteúdo? Então aproveite e assine a nossa newsletter para receber novas
postagens!

Compartilhe

Destaques

12 de Outubro

O que observar na análise fundamentalista de ações

A análise fundamentalista ajuda a determinar o preço justo das ações de uma empresa. Para tanto, são considerados fatores micro e macroeconômicos. O objetiv...

01 de Dezembro

Por que o varejo cresceu tanto durante a crise?

O ano de 2020 abalou a economia. Com o fechamento de lojas, o cancelamento de eventos e a imposição do distanciamento social, em decorrência da Covid-19, muitos setores foram af...

31 de Dezembro

É possível driblar a volatilidade do mercado financeiro? Entenda!

No mercado financeiro, existem diferentes fatores que contribuem para a escolha de um investimento. Um dos aspectos mais relevantes é a volatilidade do mercado, que gera impactos na renda fixa e variável. Ela é uma das responsáveis pela rentabilidade dos investimentos e pode auxiliar a determinar os riscos aos quais o investidor ficará exposto. Portanto, avaliar e entender o seu funcionamento é essencial para ajudá-lo a analisar os ativos e escolher quais deles farão parte da sua carteira.

08 de Fevereiro

Mercado da moda: setor de acessórios tem alta perspectiva de crescimento

O mercado da moda é um dos setores mais dinâmicos e lucrativos da economia. Entre suas diversas vertentes, o segmento de acessórios se destaca como uma área de grande potencial de crescimento. Por isso, como investidor, é importante que você esteja atento a essas movimentações. Assim, você terá a chance de encontrar boas oportunidades de negócio e, como consequência, fazer o seu dinheiro render.

31 de Dezembro

Descubra como funciona a economia compartilhada e suas principais vantagens!

A economia compartilhada tem se destacado como um modelo de consumo inovador e sustentável. Não é à toa que diferentes companhias que se baseiam nesse modelo de negócio figuram entre as mais prósperas do mundo. Trata-se de uma abordagem que vai além do simples ato de comprar e vender. Ela introduz novas maneiras de interação e troca entre pessoas e empresas, ampliando as oportunidades do mercado. Quer saber mais sobre o tema? Neste post, você conhecerá mais sobre esse fenômeno econômico.

Assine nossa newsletter